Nota Falecimento – Dr Ronald Fiuza

Nota Falecimento - Ronald Moura Fiuzafiuza - site

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Ronald Moura Fiuza, na noite de 07/11/2024. Deixa esposa, dois filhos e uma legião de amigos.

Mineiro, torcedor do América, amante de futebol, e da boa conversa.

Neurocirurgião, escritor, Membro da SJM, Academia Joinvilense de Letras, Academia Catarinense de Medicina, sócio fundador da Clínica Neurológica.

Formação escolar no interior e na capital de Minas Gerais; residência em Neurologia e Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte; especialização em Neurocirurgia no Hospital Universitário de Munique, Alemanha; mestrado em Neurociências e Saúde Mental em Barcelona, Espanha. Tinha pós-graduação em Administração Hospitalar (UNAERP) e pós-graduação em Terapia Cognitivo-comportamental (USP).

Iniciou sua trajetória médica em Joinville em 1973. Juntamente com seu companheiro de jornada – Dr Djalma Starling Jardim, foram os primeiros neurocirurgiões da cidade e fundadores da Clínica Neurológica.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia devido ao reconhecimento de sua brilhante carreira por todos os neurocirurgiões de nosso país.

Secretário da Saúde de Santa Catarina 1995/1997, e conselheiro para implementação de dezenas de políticas de saúde públicas.

Delegado brasileiro junto às Federações Mundial e Latino-americana de Neurocirurgia; Presidente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da ACM; Diretor superintendente e clínico do Hospital São José de Joinville; Presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina; Vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais; Membro de 15 sociedades científicas, sendo 4 internacionais. Organizador de 12 congressos, sendo 4 como presidente. Conta com 90 trabalhos científicos produzidos.

Participação em 27 congressos e cursos internacionais, e em 135 congressos e cursos no Brasil; estágios diversos no Brasil, Alemanha, Suíça, EUA, Japão e Inglaterra. Atuou como diretor e conselheiro de associações, cooperativas, fundações e hospitais e recebeu homenagens da comunidade, do poder público e de sociedades científicas.

3 livros publicados. O último deles, “Não sei e não saberei jamais”, lançado em setembro de 2024.

Perdemos mais um médico de homens e almas. Perdemos um amigo. Descanse em paz.

CERIMÔNIA DE DESPEDIDA

DATA: 09 de novembro de 2024, das 10h às 12h
LOCAL: Crematório Catarinense – Capela 01
Endereço: Servidão Miguel Angelo, 52, Vila Nova
Mapa: https://maps.app.goo.gl/mcv7EkHoaHqJSEd39