Feliz Dia do Médico

Dia do Médico 2024

Em tantos momentos, de várias formas, com Tratamento Especial, de Inúmeras Especialidades, Presente, Nos problemas, Nas horas difíceis

Por você, Para você, com você. Presente na vida, Na vida presente.

A SJM deseja um Feliz dia do Médico

Uma história que no Brasil começou com Jorge de Valadares, físico-mor em Salvador em 1549. Participou da comitiva do governador geral Tomé de Souza.

A partir do século XIX, a Medicina começou a ser mais valorizada e desenvolvida no país, com a fundação das primeiras escolas médicas.
A Escola de Medicina da Bahia, criada em 1808, foi a primeira escola de Medicina do país.

Posteriormente, outras escolas foram fundadas, como a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1832 e a Faculdade de Medicina de São Paulo em 1912.

Chegamos a Joaquim Antônio Alves Ribeiro, médico cearense, graduado em medicina pela Universidade de Harvard em 1857, ele foi um dos primeiros brasileiros a buscar formação os Estados unidos. No retorno ao Brasil, e com a inauguração da Santa Casa de Misericórdia, em 1861, Alves Ribeiro se tornou o primeiro médico da unidade, que ainda hoje segue em funcionamento.

Joaquim Antônio Alves Ribeiro – formado em Harvard 1857

1ª Médica formada do Brasil

Junto desta valorização da medicina no século 19, passamos pela diplomação da 1ª médica do Brasil, em 1887, com a permissão dada às mulheres de se diplomarem, Rita Lobato Velho Lopes, natural do Rio Grande do Sul, recebeu o seu diploma ao defender a tese “Paralelos entre os métodos preconizados na operação cesariana”.

Rita Lobato Velho Lopes

Medicina em Santa Catarina

A Universidade Federal de Santa Catarina criou sua faculdade de medicina em 30 de julho de 1957, com apoio do governador Jorge Lacerda (médico formado pela UFPR), e por decisão da Associação Catarinense de Medicina, já que não havia cursos de formação médica no Estado.

Em 27 de maio de 1934 aconteceu a fundação do Sindicato Médico de Santa Catarina, e em 06 de junho de 1951, em Assembleia Geral de Médicos do Estado de Santa Catarina, presidida pelo Dr. Arthur Pereira e Oliveira, foi criada a Associação Catarinense de Medicina.

Surpreendentemente, a Sociedade Joinvilense de Medicina foi fundada 15 anos antes do Sindicato Médico de SC, e 31 anos antes da Associação Catarinense de Medicina. No dia 24 de fevereiro de 1920 nascia a Sociedade Joinvilense de Medicina, pela força de seis médicos atuantes na cidade foi fundada a Associação Médica de Joinville com sede na Sociedade Harmonia Lyra. Doze anos mais tarde a entidade passou a chamar-se Sociedade Joinvilense de Medicina – SJM.

Desde então a discussão dos problemas comuns que cercavam a realidade dos profissionais médicos instalados na cidade, entre eles, a falta de um padrão para a remuneração dos honorários médicos, as condições precárias de trabalho ou questões da saúde pública, sempre estiveram presentes na rotina da SJM até a atualidade.