Sócio Benemérito SJM

Dr Altair Carlos Pereira - sócio benemérito SJM

O 38º Baile da Esmeralda reservou duas surpresas ímpares neste 28 de outubro de 2023. Foram homenageados dois médicos, sendo um como sócio benemérito e outro como sócio honorário da SJM.

Ou seja, a SJM dentro de seu estatuto prevê a escolha e designação do título de sócio benemérito da entidade conferido ao médico ou médicos que prestaram ou prestam relevantes serviços à sociedade médica e a classe médica de Joinville e região na valorização do trabalho médico, para o desenvolvimento da saúde pública e privada. Esta honraria não era conferida a nenhum médico associado da entidade há mais de 50 anos pelo menos. Não foram encontrados registros, sendo uma tradição que ficou apagada com o tempo e que a SJM dentro do seu propósito de renovação e valorização de sua história, entendeu por bem resgatar.

E o primeiro deles, com um currículo impecável, que renderia aqui capítulos e capítulos de histórias de trabalho, articulação médica, dedicação ao trabalho médico, ao serviço público e cooperativista, é o médico Dr. Altair Carlos Pereira. Anestesiologista paranaense de nascimento, mas que veio de Santos em 1978 – onde cursou a especialização em anestesiologia – e há 45 anos elegeu Joinville como sua terra e faz história em todos os lugares que passa.
Num rápido resumo dos seus feitos mais importantes, vale lembrar que se elegeu presidente da SJM numa disputadíssima eleição em 27 de agosto de 1987 e aí iniciava uma trajetória médico-política-liderança que se estende até a atualidade. A valorização do trabalho médico e a união da classe sempre estiveram como suas principais bandeiras. Esta história rendeu tantos frutos que somente dois anos depois era eleito vereador, tendo um destacado trabalho como representante da classe. Mal encerrou o mandato em 1992 e no ano seguinte assumiu como Secretário de Saúde até hoje lembrado por seus feitos na fábrica de projetos na área da saúde para a cidade, na busca de recursos para investimentos e nos avanços para os serviços do SUS. Participou da fundação da SAESC, sociedade de sua especialidade. Iniciou sua trajetória dentro do cooperativismo em 1997, presidindo a Unicred Joinville por duas gestões e em 2005 foi eleito para presidir a Unimed Joinville, passando também pela Federação e numa disputa histórica se elegendo novamente na presidência da Unimed Joinville em 2021, onde está cumprindo mandato até 2025. Claro, que não se pode deixar de citar que ao seu lado, elevando e incentivando, está sua companheira de vida e histórias, a anestesiologista, Dra. Raquel da Rocha Pereira.