6º Mutirão Diabetes Joinville
O diabetes afeta 352 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 16 milhões de diabéticos, o que representa 7,4% % da população. Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive cegueira.
Já foram atendidas mais de 1500 pessoas com diabetes durante as edições anteriores, envolvendo mais de 600 voluntários e mais de 2500 pessoas estiveram presentes nesses mutirões.
Nos anos de 2020 e 2021, diante do desafio da pandemia, o evento seguiu com uma nova estruturação. Os pacientes foram atendidos individualmente nas unidades básicas de saúde (UBS) da rede municipal de saúde. Lá foram realizados os exames de glicemia, pressão arterial, IMC e pé diabético. Realizaram-se também nestas unidades a triagem do fundo de olhos através de retinógrafos portáteis onde imagens capturadas eram enviadas para um site e então avaliadas remotamente pelo oftalmologista.
As pessoas com diabetes que apresentaram sinais de retinopatia diabética foram encaminhadas para uma avaliação no dia “D” no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Neste dia várias pessoas e médicos voluntários reavaliaram gratuitamente estes pacientes para serem direcionados para o devido tratamento pelo SUS.
Em 2022, teremos a retomada do evento presencial que acontecerá no Ginásio do Sesc. A expectativa de atendimento para essa edição é a maior da história do Mutirão Diabetes Joinville, tendo como meta de atendimento, 700 pessoas com diabetes.
O evento contará com a participação de diversas empresas parceiras, voluntários, estudantes da área da saúde, médicos e enfermeiros.
“O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos da doença e proporcionar gratuitamente os exames que devem fazer parte da rotina do diabético” Dr. Evandro Luís da Rosa
Mais informações:
https://mutiraodiabetesjoinville.com.br/