2ª Reunião Científica do Departamento de Medicina do Trabalho

58

Com participação de cerca de 40 profissionais de Joinville e região, ocorreu em 27 de agosto de 2019, no Hotel Bourbon em Joinville, a palestra  “O que o Médico do Trabalho e Gestor de saúde precisa saber sobre a Medicina do Viajante e Vacinações”, evento científico promovido pelo Departamento de Medicina do Trabalho da SJM, com patrocínio do laboratório GSK, além do apoio da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT), Clínica Salutare e Núcleo de SST da ACIJ.

O convidado foi o Médico Infectologista Dr. Jessé Alves, Mestre e Doutor em doenças infecciosas e parasitárias pela UNIFESP e atual Gerente Médico de vacinas meningocócicas na GSK Brasil.

A palestra evidenciou a  importância da medicina do viajante dentro das empresas, e de que ela não consiste somente vacinação, mas principalmente orientações pré-viagem dependendo do local que irá viajar, considerando consultar fontes de referência atualizadas. Uma das patologias mais comuns, segundo o especialista, é a diarréia do viajante, que embora sendo auto-limitada, gera muitos impactos considerando a vida corporativa. Foram atualizadas aos presentes as principais vacinas necessárias conforme o destino da viagem, e que inclusive sem algumas vacinas não é possível ingressar no país ou deixar o mesmo. Para isso, como lembrete considerar os ‘’3R’’ – vacinas requisitadas (como febre amarela), de rotina ou recomendadas.

O presidente do departamento de Medicina do Trabalho da SJM, Dr. Leonardo Sato, comentou como sugestão que os serviços estruturem uma consulta do viajante para os trabalhadores, que apesar de não ser obrigatória pela NR, é de grande importância para criar uma cultura de prevenção aos trabalhadores que viajam.