18 DE OUTUBRO, DIA DO MÉDICO, DIA DE GRATIDÃO

25

18 de outubro é o Dia do Médico, dia de prestar homenagens a todos esses profissionais. A escolha da data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem à São Lucas. Dessa forma, ele é considerado patrono dos médicos desde o século XV. Além de médico, acredita-se que São Lucas também era pintor, historiador e músico. Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido. A Antioquia era uma cidade que hoje está localizada em um território sírio. Na época de Lucas, a cidade foi um dos centros mais importantes da civilização helênica na Ásia Menor. O médico não era hebreu e sim gentio, denominação dada a todo aquele que não seguia a fé judaica, tendo posteriormente se convertido ao cristianismo. Ele teria vivido no século I d.C., mas não se sabe com exatidão a data de seu nascimento, bem como a data de sua morte. Podemos ver que o Dia do Médico é celebrado em todo o mundo, geralmente em datas que comemoram os avanços da medicina ou que celebram grandes nomes da área, reconhecendo a importância global dessa profissão para a coletividade.

A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que nos permite agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico que já cuidou de nós. Além da grande responsabilidade que essa profissão exige, muitos médicos enfrentam muitas dificuldades todos os dias, como a falta de recursos e de estrutura em muitos hospitais do Brasil. Mais do que um reconhecimento da importância dessa classe, o Dia do Médico é também uma data para se pedir mais investimentos na área da saúde e por condições de trabalho adequadas.

Neste dia 18 de outubro, o maior desejo de cada médico é que cada paciente celebre a vida, celebre cada momento em família, de lazer, de alegria nas pequenas coisas. É um dia de lembrar e agradecer a cada médico (a) que trabalhou com afinco seja na linha de frente, seja em seu consultório ou serviço médico para que cada um de nós pudéssemos estar e continuarmos bem, superando a pandemia, cuidando da saúde e prevenindo doenças.

Obrigada doutor, obrigada doutora. Feliz Dia do Médico.

Uma homenagem da Sociedade Joinvilense de Medicina a todos os médicos e médicas, a todos os profissionais da saúde!!

COMPARTILHE
Artigo anteriorComunicado
Próximo artigoComunicado