3º Mutirão do Diabetes foi novamente um grande sucesso

15

Não era sete horas da manhã de sábado, dia 23 de novembro, e a fila no Centreventos (Espaço Alfredo Salfer) começava a se formar e uma energia contagiante tomava conta dos cerca de 200 voluntários que também começavam a chegar para uma manhã de trabalho imensa depois de mais de seis meses de preparação. Em breve iniciariam os trabalhos do 3º Mutirão do Diabetes Joinville, onde o foco foi o atendimento da população, que realizava vários exames em poucos minutos, graças a excelente organização dos trabalhos coordenados pelo oftalmologista Dr. Evandro Rosa, com promoção da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM) e do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem e patrocínio do Grupo Opty, além de diversos outros apoiadores, como a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao final da manhã de sábado o balanço foi altamente positivo, mais de mil pessoas atendidas gratuitamente na Feira de Saúde, mais de 2500 exames realizados e 320 diabéticos atendidos, que tiveram seus casos encaminhados. Ou seja, casos específicos de retinopatia foram direcionados com prioridade para tratamento pela Secretaria Municipal de Saúde.

O diabetes afeta 380 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 13 milhões de diabéticos, o que representa 6,9% da população (1). Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive para os olhos. “Alertar, educar e prevenir a doença é a missão do Mutirão, que a cada ano se consolida como uma importante iniciativa da SJM e do Hospital de Olhos, que mobiliza diversas outras entidades de apoio e também médicos e diversos profissionais da área da saúde”, destacou o presidente da SJM, Dr Antônio Garcia, que trabalhou no Mutirão e acompanhou todas atividades de perto”. Também contribuíram para o 3º Mutirão do Diabetes com patrocínio a Bayer, Unimed Joinville, Unicred, SAJ e Hospital Dona Helena. Confira algumas imagens do evento: