Dr. Ronald Moura Fiuza lança seu quarto livro

Dr Ronald Fiuza lança livro Não sei e não saberei jamais

Renomado neurocirurgião lança seu quarto livro sobre questões fundamentais da existência

O Dr. Ronald Moura Fiuza, neurocirurgião, escritor e membro da Academia Joinvilense de Letras, lança seu quarto livro intitulado “Não sei e não saberei jamais”. A obra, que explora questões fundamentais da existência humana e do conhecimento científico, já está disponível para compra no site www.manuscritoseditora.com e na Amazon em formato ebook .

Aos 76 anos, o Dr. Fiuza traz para esta nova obra sua vasta experiência como médico, pesquisador e pensador. O livro aborda temas como o começo do Universo, a origem da vida, a evolução humana, o segredo da consciência e o sentido da vida, convidando o leitor a refletir sobre estas questões eternas.

Com uma carreira notável que se estende por mais de cinco décadas, o Dr. Fiuza atua em Joinville desde 1973 e desde o momento em que chegou a cidade é sócio da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM). Sua formação inclui residência em Neurologia e Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte, especialização em Neurocirurgia no Hospital Universitário de Munique (Alemanha), mestrado em Neurociências e Saúde Mental em Barcelona (Espanha), além de pós-graduações em Administração Hospitalar (UNAERP) e Terapia Cognitivo-comportamental (USP).

Ao longo de sua carreira, o Dr. Fiuza ocupou posições de destaque, incluindo:

  • Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (1998-2000)

  • Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina (1995-1997)

  • Delegado brasileiro junto às Federações Mundial e Latino-americana de Neurocirurgia

  • Presidente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da ACM

  • Diretor superintendente e clínico do Hospital São José de Joinville

  • Presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina

  • Vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais

Sua contribuição para a medicina e a ciência é extensa, sendo membro de 15 sociedades científicas, incluindo 4 internacionais. Organizou 12 congressos, 4 deles como presidente, e produziu 90 trabalhos científicos. Participou de 27 congressos e cursos internacionais e 135 no Brasil, além de realizar estágios em instituições renomadas no Brasil, Alemanha, Suíça, EUA, Japão e Inglaterra.

“Participei do politizado movimento estudantil nos anos sessenta. Tinha aula de neuroanatomia pela manhã e, à noite, me reunia com amigos para ler textos de filosofia e tramar contra o regime militar. Me tornei neurocirurgião e nunca mais deixei de flertar com a filosofia”, comenta o Dr. Fiuza sobre sua trajetória.

Seu livro anterior, “A Consciência – Uma viagem pelo cérebro” (2011), recebeu elogios de cientistas e neurologistas do Brasil e do exterior. O Dr. Sérgio Pena, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e membro da Academia Nacional de Ciências, destacou: “A leitura evidencia claramente que o autor entende muito desse assunto e demonstra a sua vasta erudição geral. A obra é muito completa.”

 

Membros da Academia Joinvilense de Letras no lançamento do livro do acadêmico Ronald Fiuza

“Não sei e não saberei jamais” promete ser uma leitura instigante para estudantes de medicina, psicologia e filosofia, bem como para o público geral interessado em explorar os mistérios da existência humana e os limites do conhecimento científico.

Para mais informações sobre o livro ou entrevistas com o autor, entre em contato através do site da editora www.manuscritoseditora.com.

Foto destaque: Dr. Ronald Fiuza com Simone Nascimento, acadêmica da Academia Joinvilense de Letras