Dr. Wladimir Taborda (SP) palestrará na Audiência Pública da Assembleia Legislativa (ALESC) em Joinville no próximo dia 7 de agosto

1056

Evento que conta com a parceria da Sociedade Joinvilense de Medicina e ACIJ discutirá com as diferentes representações sociais  a “Organização hospitalar de Joinville e região”. Objetivo central é abrir a discussão sobre o novo hospital para a região.

Um dos profissionais com larga experiência para o desenvolvimento e estruturação de parcerias público-privadas na área de saúde no Estado de São Paulo, o médico Wladimir Guimarães Correa Taborda, aceitou o convite do Deputado Dalmo Claro para fazer a palestra de abertura da Audiência Pública da ALESC, que acontecerá em Joinville no dia 7 de agosto e conta com o apoio da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM). Dr. Taborda tratará neste dia especialmente do tema “Organização hospitalar de Joinville e região Nordeste do Estado”.

O evento acontecerá no salão Nobre da ACIJ, em Joinville, na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, das 13h30min às 18 horas, reunindo lideranças e autoridades políticas, empresariais, médicas, da área da saúde e entidades educacionais e sociais. Dr. Wladimir Taborda falará sobre o tema “Um cenário atual do desempenho e planejamento de hospitais públicos e privados do Brasil”. Entre os muitos objetivos do evento, está o de abrir um canal de comunicação com os representantes sociais da região para se discutir um cenário futuro, ou seja, o que se espera da área de saúde pública da região para os próximos 30 anos.

Mais do que isso, conforme o presidente da SJM, Dr. Antônio Garcia, é discutir um modelo hospitalar que atenda de forma eficiente e eficaz os usuários do SUS de toda a região, com a utilização de recursos de forma racional e sustentável, através de parcerias com a iniciativa privada. “Estamos discutindo a necessidade de um novo hospital para Joinville e região há quase um ano dentro da SJM e também em reuniões com as entidades públicas e privadas de Joinville, visando à sensibilização para um projeto que atenderá de forma eletiva e direcionada os moradores de toda a região. Agora chegou o momento de abrirmos este leque e principalmente ouvirmos e buscarmos os apoios necessários para a viabilização deste empreendimento”, observa.

Já o Deputado Dalmo Claro de, que integra a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pela deputada Ana Paula de Lima, diz que a realização de um evento desta natureza fora da capital, fortalece o diálogo e demarca as necessidades que os profissionais de saúde e também dos chefes do executivo de toda a região vêm experimentando quando tema é gestão hospitalar e a busca de um modelo que se sustente e que funcione a contento. Mais do que isso, que esteja preparado para atender as novas demandas dos próximos 30 anos”, analisa.

Estarão presentes os prefeitos das regiões Nordeste do Estado, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Câmaras de Vereadores, servidores públicos que atuam no setor em postos estratégicos, secretários municipais de saúde, médicos, gestores da área de saúde, líderes e representantes da sociedade civil organizada, como as associações empresariais, educacionais e de serviços, como os Rotarys Clubes, Associações de Moradores, Corpo de Bombeiros Voluntários, estudantes e a sociedade em geral, que integram a abrangência da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

Ouvir as lideranças, tirar diretrizes básicas e fortalecer o projeto de construção de um novo hospital eletivo para Joinville e região, que atenda a área oncológica e que esteja voltado tanto para o atendimento dos pacientes do SUS (60%), como para os pacientes dos planos de saúde e particular, visando o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade do projeto.

A SJM vem trabalhando neste projeto desde o final de 2013 e já conta com o apoio das entidades empresariais da cidade, como a ACIJ, CDL e Ajorpeme, Secretaria Municipal de Saúde e vai avançando para a conclusão da etapa de sensibilização. “Já temos a sinalização positiva de que a maior cidade do Estado, polo regional dos serviços de saúde para as regiões Norte e Nordeste do Estado precisa de um novo hospital, mas precisamos envolver toda a sociedade para o êxito do projeto”, acrescenta Dr. Garcia.

Foi com este intuito, que depois de algumas reuniões com o médico associado da SJM e hoje deputado estadual, Dr. Dalmo Claro de Oliveira, iniciadas em maio último, que surgiu a idéia de buscar apoio para a realização de um evento que congregue estas lideranças e representantes comunitários para um debate público e que ao final do mesmo, se redija um documento que consolide este projeto e mais do que isto, que seja porta voz dos passos seguintes para o novo hospital tornar-se realidade, sair do papel. “Nossa ideia é promover uma discussão rica, dando oportunidade a todos ali se manifestarem. A partir do evento, daremos o prazo de 30 dias para recebermos por escrito as sugestões das entidades, para que possamos registrá-las e encaminhar ao Governo do Estado e demais esferas governamentais, comunitárias e empresariais”, defende Dr. Dalmo.

Assessoria de Comunicação da SJM – Simone R. Vieira – (47) 84214348 – simonebeckhauser@gmail.com