3ª Reunião Científica Depepartamento Medicina do Trabalho SJM

784
3ª Reunião Científica Depepartamento Medicina do Trabalho SJM

Aconteceu no dia 03 de julho, no auditório da SJM, o evento mensal do Departamento de Medicina do Trabalho da SJM com o tema Principais patologias causadoras de lombalgia de interesse para o médico do trabalho, com a palestra do Dr. Ricardo Miyamoto e Dr. Ricardo Acácio, Ortopedistas Especialistas do Dep. de Coluna Vertebral IOT – Jlle.

Dr. Miyamoto abordou as principais patologias e tratamentos, além de reforçar a importância de um tratamento efetivo nas 6 primeiras semanas para evitar que a lombalgia se cronifique, sendo o tratamento mais demorado. Dr. Ricardo Acácio trouxe 2 casos clínicos para ilustrar que além do tratamento cirúrgico, existe um viés de interesses diversos do paciente, que pode contribuir para um retorno precoce ou fazer com que se prolongue o afastamento.

Também mostrou a importância de não ‘tratar o exame’ pois muitas vezes o exame de imagem não corresponde à clínica e também pode haver interpretações e descrições diferentes em laudos de exames de imagem, que pode gerar expectativas exageradas no paciente.

Ambos reforçaram a importância de uma aproximação entre o Ortopedista e o Médico do Trabalho visando um alinhamento e busca da de um retorno ao trabalho precoce do trabalhador. Dr. Leonardo Sato, presidente do Departamento, reforçou a importância da criação de um canal para troca de experiências com os Ortopedistas e outras especialidades, e reforçou a importância da participação no evento da ACAMT que ocorrerá em 31/agosto em Joinville.

Próxima reunião científica será dia 7/8/2018.