Conselho Deliberativo da SJM reunido para balanço do semestre

334
Conselho Deliberativo da SJM reunido para balanço do semestre
Conselho Deliberativo da SJM reunido para balanço do semestre

Os presidentes de departamentos e sociedades de especialidades da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM) reuniram-se na quarta-feira, dia 26 de julho, ao meio dia com a diretoria executiva da entidade para fazerem um balanço das atividades do primeiro semestre. Além disso, o processo eleitoral da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e suas regionais, que acontece no final de agosto, também esteve na pauta das discussões. A SJM terá eleições novamente com Chapa Única, intitulada “Compromisso e Ação”, tendo à frente o médico Dr. Antônio Garcia, que colocou o seu nome à disposição para a reeleição, num mandato de mais três anos. Junto com ele, a equipe executiva que o acompanha num projeto de renovação da entidade: Dr. Fabricio Morales Farias, na vice-presidência e demais diretores, Dr. Alex Bello, Dr. Joaquim Leite Neto, Dr. Gabriel El-Kouba Júnior, Dr. Fábio Pacheco e Dr. Faustino José Rebellato.

Entre os trabalhos destacados ao longo dos seis primeiros meses do ano esteve a realização do evento cultural voltado aos associados e aberto à comunidade, com a palestra no dia 28 de junho com o professor e historiador Leandro Karnal, reunindo cerca de 700 pessoas no auditório da Expoville, com grande visibilidade na mídia para a entidade. O tema “Ética nas organizações” foi aprovado pelo público que assistiu com entusiasmo o evento de quase duas horas de palestra, seguido de meia hora de perguntas e debates. O presidente do Conselho Deliberativo da SJM, Dr. José Olavo Dugaisch, destacou a importância da interação da SJM com a comunidade, através de ações deste tipo que devem entrar no calendário anual de atividades da SJM, além da realização de campanhas de saúde, com foco na prevenção e na prática de boas condutas para se evitar a doença.

Além disso, a revitalização do Clube de Campo As Carpas, através da busca de parcerias e com o intuito de abrigar o projeto social da SJM, tendo como coordenador o médico neurologista, associado da entidade e professor da Univille, Dr. Cláudio Henrique do Amaral com apoio do professor de educação física e fisioterapeuta, Paulo Sergio da Silva. O projeto conta ainda com o apoio da Univille e envolverá numa primeira etapa cerca de 30 crianças da comunidade próxima do Carpas, o bairro Itinga, em atividades esportivas e culturais. Ou seja, escolinha de futebol e aulas de inglês, além de outras atividades lúdicas a serem realizadas neste espaço com a participação dos acadêmicos e professores da Univille.

A diretoria também aproveitou o encontro para fazer a divulgação da parceria com o Joinville Tênis Clube para a realização de eventos de lazer e desportivos, como a Oktobermed que terá sua terceira edição no mês de outubro. O Baile da Esmeralda, que comemora a passagem do Dia do Médico e realiza anualmente a cerimônia Prata da Casa para os associados que a cada ano completam de 15 a 60 anos de profissão, foi confirmado para o dia 21 de outubro, na Sociedade Harmonia Lyra. O assessor jurídico da entidade, Dr. Thiago Beltrame, falou das ações da entidade, em parceria com o SIMESC e Cremesc, na defesa profissional dos honorários médicos e melhores condições de trabalho.

Ao final, Dr. José Olavo, pediu o apoio de todos os presidentes de departamentos e sociedades para divulgarem o calendário das eleições e aproveitou para falar sobre a terceira edição da Campanha Orelha de Abano, na qual a clínica dele, a CDMI participa em parceria com a Clínica Dermatoplastica do Dr. Eduardo Missias e apoio da SJM. Um novo leilão as 13 obras será realizado em setembro próximo na Loja Olívia Modas, com obras do artista Degas que retrata nuances do mundo do ballet. Toda a arrecadação será revertida para a cirurgia de crianças das escolas públicas de Joinville que foram previamente selecionadas pela própria Secretaria de Educação Estadual e Municipal.