SJM e Curso de Medicina da Univille promovem ciclo de palestras no projeto ”O que a Universidade normalmente não te ensina”

1776

Palestra-O-ERRO-MEDICO---CAMPGO--(85)-(1)O CAMPGO (Centro Acadêmico de Medicina Dr. Plácido Gomes de Oliveira ), em parceria com a SJM, através do seu Departamento Universitário, realizou nesta segunda-feira, dia 11 de maio, no Anfiteatro 1 da Univille, o primeiro Simpósio do projeto ”O que a Universidade normalmente não te ensina”, com o tema “Erro Médico – Responsabilidade Civil do Médico e Acadêmicos de Medicina”, reunindo cerca de 150 participantes, entre estudantes de medicina, profissionais e docentes do curso.

Com início marcado para as 19 horas e debates que se estenderam até às 22 horas, o evento contou com a presença de três palestrantes: Dr. Rodrigo Machado Leal, advogado especializado em direito público, administrativo e tributário; Dra. Luciana Grudtner , médica ginecologista e obstetra e a Dra. Carin Albino Tonchuk, médica auditora do município de Joinville.

De acordo com a presidente do CAMPGO, Tamara Ziliotto, a cada mês será abordado um tema diferente, trazendo um novo olhar sobre assuntos que envolvem o dia a dia da profissão médico e que não só contemplados na grade curricular das universidades. “Escolhemos como primeiro tema responsabilidade civil justamente pela importância deste assunto na vida de qualquer profissional e principalmente em nossas vidas, pois lidamos todos os dias com o público e temos que saber com maior segurança todas as implicâncias de cada gesto no dia a dia da medicina”, observou.

CURRÍCULO PALESTRANTES

Palestra-O-ERRO-MEDICO---CAMPGO--(82)-(1)Dr.Rodrigo Machado Leal – Advogado especializado em Direito Público, Administrativo e Tributário e professor universitário, é coordenador destas áreas de atuação, envolvendo todas as questões concernentes ao médico servidor público (federal, estadual e municipal). Atua também no assessoramento dos contratos envolvendo a gestão de saúde pública e sua interação com a classe médica, clínicas e hospitais. Também atua judicialmente na defesa dos pacientes (consumidores dos planos de saúde e usuários do SUS) e suas necessidades referentes ao fornecimento de medicamentos, próteses e órteses, bem como autorização de cirurgias. Voltado às clínicas e hospitais, desenvolve planejamento tributário, visando redução de custos e recuperação fiscal.

Dra. Luciana Grudtner – Médica ginecologista e obstetra, formada em Blumenau com residência pela UFPR . Pós graduada em Medicina Fetal pela UNICAMP e acadêmica do sétimo semestre do curso de Direito.

Moderadora:
Dra. Carin Albino Tonchuk. – Médica com residência em Medicina Preventiva e Social pela UFPel com especialização em Auditoria e Gestão de contas públicas pela UNIVILLE. Médica Auditora do Município de Joinville, Professora de Saúde Coletiva da UNIVILLE e sócia proprietária de uma empresa de Pareceres e Perícias Médicas.